Ferramentas para trabalhar com Scrum

English   |   Código

Na empresa onde trabalho, eu participo de um projeto interno com uma equipe de 8 pessoas. Após assistir a uma palestra sobre Scrum, decidimos adotar algumas práticas dessa metodologia de desenvolvimento ágil aqui na equipe.

Ficamos muito empolgados com a metodologia, porém, o espaço físico onde trabalhamos não possibilita usarmos as principais ferramentas de Scrum (quadro branco, papel, caneta e post-it). Sendo assim, comecei a pesquisar  algumas ferramentas para uso de Scrum que poderiam ser aplicadas em nossa equipe e nas práticas ágeis que pretendemos adotar.

Escrevi então esse post para listar aqui o resultado prévio dessa pesquisa. Apenas um disclaimer, nossa equipe ainda não adota o Scrum plenamente, nossa idéia é adotar de forma incremental algumas práticas dessa metodologia para que possamos melhorar a maneira como desenvolvemos software. Agora vamos deixar o blá-blá-blá de lado e vamos dar uma olhada nas ferramentas.

Scrumy

Começaremos com uma ferramenta que preza pela simplicidade e pela facilidade de uso, e eu sou um fã da simplicidade.

Para criar um projeto no Scrumy basta digitar no seu browser a url: scrumy.com/<nome_do_projeto> e você já terá o seu espaço criado. Além disso, o que a ferramenta basicamente provê é a criação das user stories e o acompanhamento delas através do painel de tarefas (taskboard). Existe ainda uma versão para chamada Scrumy Pro que lhe permite coordenar múltiplos sprints e múltiplos backlogs, além de prover burndown charts.

Pango Scrum

Assim como o Scrumy, Pango Scrum também é uma ferramenta online, porém muito mais completa. Auxilia em quase todas as atividades principais do Scrum como Product Backlog, Sprint Backlog, agendamento de eventos e planejamento de sprints. A ferramenta não disponibiliza a funcionalidade para criação de painel de tarefas pois eles pregam que isso deva ser realmente feito na base do papel e post-it. O Pango Scrum é gratuito e assim como muitas outras ferramentas da Web 2.0, está "em fase beta".

Mingle

Essa talvez seja a melhor das ferramentas que estão aqui listadas, afinal de contas, foi criada pela empresa de um dos maiores evangelizadores de metodologias ágeis, Martin Fowler.

Essa ferramenta possui tudo o que podemos esperar de uma boa ferramenta de Scrum, e melhor ainda, tudo muito bem implementado e com uma usabilidade visível desde o primeiro contato. Além das funcionalidades esperadas, a ferramenta provê um wiki integrado, alertas por e-mail, feeds RSS e muito mais. Porém, como era de se esperar para uma ferramenta desse nível, ela é paga e de acordo com
a tabela de preços, não é barata.

Scrum Works Pro

Essa é uma ferramenta muito bem comentada pela web. Possui duas versões, Basic (gratuita) e Pro (obviamente paga). Diferentemente das ferramentas expostas acima, essa ferramenta não roda online e precisa ser instalada. ScrumWorks, depois de instalado, consiste em 2 programas, um servidor e um cliente. O servidor é para ser usado pelo Scrum Master, é onde se realiza todas as tarefas de planejamento do Scrum. A parte cliente é direcionada aos membros da equipe para que possam receber a atualização das tarefas.

Testei rapidamente, e me parece ser uma ferramenta muito boa, apesar de carecer de uma interface mais intuitiva como as outras ferramentas já citadas. A vantagem dessa ferramenta é que ela parece ter um nível de customização bem interessante para equipes que estão continuamente melhorando o seu processo de desenvolvimento.

Ice Scrum

Chegamos na última ferramenta desse post e da única que é open source. IceScrum está na versão 2. É uma ferramenta bem completa que tem todas as funcionalidades que eu já mencionei nesse post como Product Backlog, Sprint Backlog, planejamento de release, funcionalidades para todos os papéis do Scrum, auxílio ao planning poker, gráficos diversos e muito mais.

A ferramenta parece ter sido muito bem implementada e parece estar em constante evolução. Vale a conferida para quem está interessada em uma ferramenta sem custos de aquisição e que pode agregar bastante valor ao processo de sua equipe de desenvolvimento.

Concluindo...

Gostei muito de todas as ferramentas expostas acima, desde a mais simples até a mais completa. Procurarei olhá-las novamente com mais profundidade e particularmente, vou testar mais de perto IceScrum e Scrumy.

Espero ter ajudado a alguém que assim como eu, tem sempre procurado melhorar o desempenho da sua equipe no que tange a desenvolver software melhor. Como sempre, os comentários estão abertos para dúvidas, críticas, novas sugestões e o que mais quiserem colocar ali.

Atualização: 18 de Agosto de 2011

Scrum Half

Essa ferramenta merece uma menção honrosa, pois é a única ferramenta nacional que está ganhando mercado na área de desenvolvimento ágil. Não tive oportunidade de testá-la ainda, mas à primeira vista parece ser uma ferramenta muito boa.

Scrum Half foi desenvolvida pela GPE, uma empresa brasileira com foco em gestão ágil de projetos. Uma das vantagens que percebi na ferramenta, além da mais óbvias que é o idioma, é o fato de ser online e assim, não precisar de instalação. Vale muito a pena dar uma conferida, para quem tiver interesse, a ferramenta é gratuita para uso de até 3 pessoas, mais do que isso, tem uma tabela de preços que pode ser consultada.

Stack Overflow: Best Scrum Tools http://stackoverflow.com/questions/35760/best-scrum-tools

All Product Backlog and User Story Management Tools for Agile and Scrum Projects http://www.userstories.com/products

Comments powered by Disqus
Share