Parem de falar mal das linguagens de programação

Português   |   Source

Discussão entre programadores

Se tem algo que tem me deixado cansado ultimamente são as discussões sobre linguagens de programação. Mas as discussões que me deixam cansado não são aquelas discussões construtivas onde linguagens de programação são comparadas para percebermos quais são os pontos fortes e fracos de cada uma. O que tem me incomodado e muito são aquelas discussões juvenis que começam com frases do tipo "a minha linguagem é melhor do que a sua", "a linguagem que você usa vai morrer" e seguem com argumentos fracos e geralmente baseados em suposições infundadas, ou seja, a discussão pelo simples prazer de discutir e não de melhorar algo ou alguém.

Um exemplo, fiz uma pesquisa no Google colocando a frase "java is dead" e a pesquisa retornou 157.000 resultados, boa parte desses são posts em blogs ou artigos em sites de tecnologia estão decretando o fim do Java. Ora bolas, ou estão fazendo isso para atrair visitantes para seus blogs/sites ou são pessimistas de plantão que querem decretar o fim do Java a qualquer custo. Não que eu seja um fã de Java (está longe disso), mas posso citar aqui N argumentos rapidamente que comprovam que a linguagem não vai morrer tão cedo.

Sendo assim, eu resolvi escrever esse post para fazer um apelo: se a sua crítica sobre qualquer linguagem de programação não for construtiva, guarde-a para você ou fale somente para os seus amiguinhos que acham o máximo ouvir os seus argumentos vazios que não levam a lugar nenhum. Vou aproveitar e pedir um outro favor: se estiver no meio de qualquer discussão vazia sobre linguagens de programação, por favor, não alimente-a, seja pessoalmente, em fóruns, em blogs ou em qualquer outro meio de comunicação.

Ao invés de falar mal da linguagem de programação do vizinho, economize esse esforço e empregue-o em aprender uma nova linguagem de programação que você goste, ou em melhorar algum aspecto ou promover a sua linguagem de programação preferida. Acredito que assim estaremos contribuindo para uma comunidade tecnológica melhor.

Comments powered by Disqus
Share